CARAVELAS COMUNICAÇÃO
  • Home
  • Serviços
    • Comunicação Estratégica
    • Relações Públicas
    • Assessoria de Imprensa
    • Gestão de Crise
    • Media Training
    • Análise de Mídia
    • Gestão Redes Sociais
  • Nossa Equipe
  • Clientes
  • Contato
  • Blog & Press Release

Blog & Press Release

Análise do Noticiário, Press Releases e Comentários Diários

Click To Add H1 Text

ANÁLISE DO NOTICIáRIO-08/05/2020

5/8/2020

0 Comments

 
Acompanhado por ministros e 15 líderes de entidades empresariais, o presidente Jair Bolsonaro comandou ontem uma inusitada marcha do Palácio do Planalto ao Supremo Tribunal Federal para pressionar pela reabertura das atividades econômicas. A pé, com boa parte dos presentes sem máscaras, o grupo foi recebido pelo presidente da Corte, Dias Toffoli.

A marcha de Bolsonaro não teve resultados práticos e provocou críticas e reclamações de ministros, além de evidenciar a crise crescente entre os poderes. Foi uma tentativa clara do chefe do Executivo de pressionar e interferir em outro poder.

Também deu mostras, mais uma vez, de que o presidente parece ter mais preocupação com a economia do que com a saúde, o que é uma falsa dicotomia, já que mortos não consomem e doentes não trabalham.
O passeio do presidente pela Praça dos Três Poderes aconteceu no dia em que o país registrou 610 mortes pelo coronavírus —o terceiro dia seguido com mais de 600 vítimas fatais da epidemia. O Brasil já é o sexto país com mais mortes e sua curva de contaminação ainda está em crescimento.

Enquanto em Brasília o presidente e empresários discutem a reabertura, pelo Brasil prefeitos e governadores endurecem as medidas de isolamento, com instituição de lockdown e aumento do rodízio de veículos nas principais capitais do país.

Esse falta de um enfrentamento organizado e centralizado da doença pode levar o Brasil a uma ruína sanitária, econômica e política de consequências imprevisíveis.

Caravelas Comunicacao Analise do Noticiario 05 05 2020 Folha de Sao Paulo
POLÍTICA
 
Pandemia

-O Brasil registrou 610 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. É o terceiro dia seguido com mais de 600 óbitos novos por dia —foram 615 na quarta (6), o maior número até agora, e 600 na terça (5). Com isso, chega a 9.146 o número de mortes confirmadas. O país também registrou 9.888 novos casos confirmados de Covid-19 e tem, ao todo, 135.106.

-Ao menos 6,8 milhões de brasileiros já vivem em cidades sob regime de bloqueio completo por causa do novo coronavírus. A medida está em vigor em três capitais, São Luís, Belém e Fortaleza, mas também é alvo de estudo ou foi aplicada parcialmente em outros 13 Estados, incluindo Rio e SP.

-São Paulo amplia rodízio e vai retirar 50% dos carros das ruas da cidade a partir de segunda.

-Com quase 40 mil casos de Covid-19, SP deve ter infecção em todas as cidades até o fim do mês. Segundo estudo feito pelo governo do estado, a cada 3 dias, 38 novos municípios passam a ter doentes.

-Seis estados já têm mais de 90% de UTIs ocupadas, incluindo as da rede privada: AM, PA, CE, PE, MA e RJ.

-Distrito Federal adia novamente a reabertura do comércio. Nova data estabelecida para o retorno das atividades econômicas é o dia 18 deste mês.
 
Crise institucional

-Bolsonaro, Guedes e empresários vão ao STF para pressionar pelo fim do isolamento contra coronavírus. Grupo seguiu a pé e de surpresa do Palácio do Planalto até a corte e se reuniu com o ministro Dias Toffoli.

-Ministros criticam ida de Bolsonaro ao STF, e Toffoli também é alvo de reclamações. Integrantes da corte viram o gesto como interferência indevida do Planalto no Judiciário.

-Bolsonaro inclui indústrias e construção na lista de atividades essenciais após pressionar STF.

-Merval Pereira, em O Globo, qualifica a ação de Bolsonaro como uma “marcha da insensatez”: “Bolsonaro não pode aumentar pressão para fim do isolamento no momento em que o país entra na hora mais crítica da pandemia” - https://blogs.oglobo.globo.com/merval-pereira/post/marcha-da-insensatez.html

-Em editorial, Estadão afirma que a marcha de Bolsonaro foi uma deslealdade: "Jair Bolsonaro, que tanto diz prezar a lealdade, foi absolutamente desleal com o presidente do STF. O objetivo foi somente usar Dias Toffoli para sua propaganda política desvairada” - https://opiniao.estadao.com.br/noticias/notas-e-informacoes,deslealdade,70003296041

-Míriam Leitão escreve que a "marcha sobre o Supremo é inadequada e sem sentido” - https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/marcha-sobre-o-supremo-e-inadequada-e-sem-sentido.html
 
 
Governo Bolsonaro

-O Globo informa que Bolsonaro avalia recriar o Ministério da Segurança Pública.

-Regina Duarte minimiza ditadura e encerra entrevista à CNN com bate-boca com apresentador.

-Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, é expulso do Partido Novo e ataca João Amoêdo. 

-Recém-aliado a Bolsonaro, centrão é suspeito de usar apoio e cargos para obter propina, escreve a Folha.

-Órgão entregue por Bolsonaro ao centrão tem orçamento bilionário e histórico de desvios. Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o Dnocs, será comandado por nome indicado pelo líder do centrão na Câmara.
 
Caravelas Comunicacao Analise do Noticiario 05 05 2020 Estado de Sao Paulo
Caso Moro
- O Planalto não quer entregar o vídeo que provaria a tentativa, por Bolsonaro, de intervir na Polícia Federal do Rio. Ou, então, gostaria de enviar apenas o trecho no qual presidente e o ex-ministro Sérgio Moro interagem.
-  Íntegra de vídeo de reunião vira embate entre Moro e governo Bolsonaro no STF. Ministro Celso de Mello, do STF, deve tomar uma decisão sobre o caso nas próximas horas.
-  O Globo revela que reunião citada por Moro teve briga, palavrões a críticas à China.
 
 ECONOMIA
 
Contas públicas
- A pedido de Paulo Guedes, Bolsonaro diz que vetará projeto projeto aprovado pelo Congresso que permite reajuste salarial de servidores.
- Segundo a Folha, recuo de Bolsonaro sobre salário de servidor amplia desgaste e congressistas articulam derrubar veto.
 
Mercado
- Dólar sobe 2,4% e vai a R$ 5,84, novo recorde histórico.
 
Atividade

-  Investimentos caem 8,9% em março, pior resultado em 25 anos, segundo o Ipea.
- Com pandemia, lucro do BB tem queda de 20%.
-  Volume de venda da Ambev cai 27% em abril.
- Prejuízo da Uber aumenta 190% no trimestre.
A Análise do Noticiário de hoje foi escrita por Tiago Pariz e Otávio Cabral.
0 Comments



Leave a Reply.

    nosso espaço

    Aqui você fica sabendo tudo o que acontece no dia-a-dia da notícia. Relatos, Comentários e Press Releases do que acontece no Brasil e no Mundo.

    arquivo

    March 2022
    February 2022
    November 2021
    October 2021
    September 2021
    August 2021
    July 2021
    June 2021
    April 2021
    March 2021
    February 2021
    January 2021
    December 2020
    November 2020
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    April 2020

    categorias

    All
    Analise De Midia
    Analise Do Noticiario
    Assessoria De Imprensa
    Blog
    Blog Post
    Business Intelligence
    Comunicação Estratégica
    Comunicação Estratégica
    Comunicação Institucional
    Estratégia De Mídia
    Gestão De Crise
    Marketing Digital
    Media Training
    Mídia Social
    Podcast
    Press Release
    Relacoes Publicas
    Relações Públicas
    Reposicionamento De Marca

    RSS Feed

Caravelas Comunicação
Assessoria de Imprensa e Consultoria em Comunicação


​Rua Saint Hilaire 194,
São Paulo - SP
CEP: 01423-040
Telefone: (11) 3129-5616

Site powered by Weebly. Managed by Ingols Digital




Ao utilizar o site caravelascomunicacao.com, você concorda que podemos colocar cookies em seu dispositivo, conforme descrito em nossa Política de Privacidade (Código de Conduta) e neste Aviso de Cookies. Clique aqui para conhecer mais sobre nossa Política de Privacidade & Código de Conduta


  • Home
  • Serviços
    • Comunicação Estratégica
    • Relações Públicas
    • Assessoria de Imprensa
    • Gestão de Crise
    • Media Training
    • Análise de Mídia
    • Gestão Redes Sociais
  • Nossa Equipe
  • Clientes
  • Contato
  • Blog & Press Release